Eleições 2020: Candidatos envolvidos em processos criminais

Levantamentos

Levantamento da ABJ publicado pelo G1

Julio Trecenti https://www.linkedin.com/in/jtrecenti/ , Renata Hirota https://twitter.com/renata_mh
11-10-2020

Análises realizadas pelo G1 a partir de levantamento realizado pela Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) indicam que candidatos às eleições municipais no estado de São Paulo são réus em mais de 500 processos criminais. A notícia, publicada no dia 9 de novembro, gerou interesse nos dados obtidos pela ABJ, o que nos levou a disponibilizar o levantamento de forma pública.

Os dados utilizados na matéria do G1 estão disponíveis neste link, em dois formatos:

Também disponibilizamos a tabela em csv com todos os candidatos no estado de São Paulo, de onde obtivemos os CPFs dos candidatos para consulta no TJSP.

Levantamento dos dados

A obtenção da base de processos criminais foi feita em três etapas:

  1. Listagem dos CPFs de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no estado de São Paulo;
  2. Download de todos os processos de primeiro grau do TJSP usando como critério de busca os documentos das partes na consulta processual do e-SAJ;
  3. Filtros por área (Criminal) e casos em que os candidatos eram listados nas tabelas de partes como réus/rés/corréus/corrés.

Do total de 93.373 candidatos inscritos nas eleições municipais de 2020, 1.364 deles estavam de alguma forma envolvidos com processos criminais.

Filtrando para os casos em que os candidatos eram descritos nas tabelas de partes como réus/rés/corréus/corrés, chegamos a um total de 598 candidatos e 723 processos, incluindo casos ativos, extintos, suspensos e em grau de recurso.

Possíveis divergências

Outros filtros utilizados na análise do G1, como o tipo de classe processual, podem levar a diferenças nos números considerados pela matéria e os dados originais disponibilizados.

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Trecenti & Hirota (2020, Nov. 10). Associação Brasileira de Jurimetria: Eleições 2020: Candidatos envolvidos em processos criminais. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2020-11-10-candidatos2020/

BibTeX citation

@misc{trecenti2020eleições,
  author = {Trecenti, Julio and Hirota, Renata},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: Eleições 2020: Candidatos envolvidos em processos criminais},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2020-11-10-candidatos2020/},
  year = {2020}
}