Nosso portal

Geral

Esse é o laboratório da Associação Brasileira de Jurimetria. Esperamos que goste!

Marcelo Guedes Nunes https://www.linkedin.com/in/marcelo-guedes-nunes-849a4536 (ABJ)https://abj.org.br
2020-01-12

A disseminação de uma cultura de pesquisa empírica em direito no Brasil é um trabalho coletivo e de longo prazo. O sucesso dessa empreitada depende primordialmente do engajamento das universidades, governo e iniciativa privada no financiamento de projetos e no treinamento de pessoas aptas a produzir e consumir pesquisas. As frentes são muitas e passam pela administração dos tribunais, legística, estudo de impacto regulatório, reologia do processo, prova estatística e outras tantas disciplinas que estão nascendo como subproduto da Jurimetria.

Mas tão fundamental quanto esse engajamento das grandes instituições é a criação de espaços nos quais os interessados na matéria possam interagir, acompanhar as novidades e promover um salutar escambo de pensamentos. A pesquisa empírica em geral e em especial a Jurimetria são produtos da conjunção de áreas do conhecimento que não estão acostumadas a conversar. Direito, estatística e computação necessitam de um ambiente no qual essa interação possa ser promovida da forma livre e desburocratizada, uma vez que estamos diante de uma ciência ainda em construção, sobre a qual depositamos grandes esperanças, mas da qual ainda não conhecemos o suficiente.

A ABJ é uma das instituições que vem se dedicando com afinco e (queremos acreditar) com sucesso a essa tarefa no Brasil. Por tal razão, muitos colegas nos procuram e perguntam sobre as pesquisas da ABJ. Onde elas estariam e como se pode ter acesso? A ABJ é uma instituição que vive de patrocínio, trabalho voluntário e venda de pesquisas sob encomenda, sendo que parte substancial de nosso trabalho não tem na divulgação acadêmica seu destino principal. Todos os que nos procuraram até hoje foram atendidos e municiados com o planejamento, hipóteses de trabalho e objetivos das pesquisas, bem como dos resultados e inclusive das bases de dados, desde que obviamente não haja empecilhos contratuais ou legais.

Esse contato pessoal, no entanto, sempre nos provocou a pensar sobre a criação de uma via mais ampla através da qual os produtos do Laboratório de Jurimetria pudessem não só ser divulgados, mas testados e debatidos com a comunidade antes de serem concluídos. Daí a idéia de criarmos um portal de Jurimetria onde os pesquisadores e técnicos da ABJ pudessem deixar momentaneamente suas masmorras computacionais para falar sobre seu trabalho, abrindo espaço também para que outros pesquisadores possam depositar ali suas idéias, esperanças e aflições.

Além de tudo, o portal tem a cara e o espírito da ABJ. Ele é tecnológico, avesso à prolixidade, sempre em fase de construção, dinâmico, informal, interativo e despretensioso na melhor acepção desse termo. No portal os interessados podem divulgar resultados preliminares de trabalhos ainda não concluídos, formular dúvidas, receber comentários sobre papers e capítulos de livros em desenvolvimento e testar argumentos. Trata-se de um espaço aberto para um intercâmbio dinâmico e atual de idéias, no qual estatísticos, juristas, estudantes, economistas, administradores, sociólogos, cientistas políticos e curiosos poderão acompanhar a evolução desse cenário e depositar suas contribuições na forma de posts, críticas e sugestões.

Esperamos sinceramente que a abertura desse novo canal de comunicação permita que todos se divirtam e aprendam tanto quanto nós.

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Nunes (2020, Jan. 12). Associação Brasileira de Jurimetria: Nosso portal. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2020-01-12-welcome/

BibTeX citation

@misc{nunes2020nosso,
  author = {Nunes, Marcelo Guedes},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: Nosso portal},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2020-01-12-welcome/},
  year = {2020}
}