2022: uma projeção para o próximo ano na ABJ

Institucional

Ampliação no cronograma de eventos, novos projetos e atividades da ABJ para este ano

Pedro Henrique Sperber https://www.linkedin.com/in/pedro-henrique-sperber-rosa-26214116a/
2022-03-03

O ano de 2021 fortaleceu a ABJ em diversas vertentes dentro da associação. Como falamos no artigo publicado no mês passado, o último ano nos trouxe a experiência de aumentar ainda mais nossa abrangência nos projetos desenvolvidos. Foi um ano de lançamentos: novos resultados nos observatórios, abertura do nosso Fórum de Jurimetria, além de um número inédito de eventos e um avanço institucional significativo para a ABJ.

A divulgação, que acontecerá em breve, sobre os resultados da 3ª fase do Observatório da Insolvência será o primeiro evento de um ano que promete ter uma grande variedade de atrações por aqui. Confira alguns dos planos da ABJ para 2022 neste post!

Cronograma de eventos

Assim como no ano passado, continuaremos com os nossos encontros mensais do Café Jurimétrico, trazendo conteúdos diversificados entre temas técnicos, práticos e teóricos, de assuntos relevantes para nossa comunidade. Já na primeira edição do ano receberemos o Diretor da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Gilson Piqueras Garcia, num bate-papo que abordará o lançamento do seu livro Jurimetria aplicada aos Tribunais de Contas.

Além dos cafés e eventos temáticos como o Marco Civil da Internet, estão mapeados para acontecer outros lançamentos de resultados dos projetos de Observatórios, incluindo do Observatório da Insolvência: Recuperações Judiciais do Rio Grande do Sul. Mais adiante, ainda teremos novidades sobre as novas fases dos Observatórios do Mercado de Capitais e da Insolvência no Rio de Janeiro.

Novos projetos e atendimento a pesquisadores

Ainda sem data para a divulgação dos resultados, estaremos ativos em diversos projetos que serão trabalhados em 2022. Fruto de uma parceria entre CIEE, IASP e ABJ, o Observatório da Litigiosidade é um exemplo: o estudo busca entender melhor a litigiosidade no Brasil e será trabalhado no decorrer deste ano pelos nossos pesquisadores.

Também estamos elaborando em parceria com o CBAr (Comitê Brasileiro de Arbitragem) o Observatório da Arbitragem, que visa analisar casos complexos relacionados à arbitragem no TJSP, que necessitam da leitura de autos e construção de bases de dados de forma manual.

Faz parte da missão da ABJ incentivar pesquisas e reunir pessoas com interesse pelo estudo da jurimetria, e por isso em 2022 continuaremos nossos atendimentos semanais a pesquisas de pessoas associadas e não-associadas. Os horários e datas variam conforme a demanda e disponibilidade, mas já é possível acessar nossa agenda pública para marcar um bate-papo com a nossa equipe. Se você faz parte do nosso quadro associativo, a agenda diferenciada com mais opções de horários disponíveis pode ser encontrada no link através do Portal da ABJ com seu login e senha exclusivos.

Equipe da ABJ no site

Agora na aba Institucional do nosso site, é possível conhecer todos os colaboradores que integram o #timeabj, desde o conselho científico, aos diretores, equipe de pesquisa e comunicação e comitês da associação. Também foram acrescentadas informações como os perfis Lattes, LinkedIn e e-mail para contato.

Nosso time está muito animado para mais um ano com diversos desafios e projeções altamente positivas para a associação. Faça parte da nossa história e compartilhe conosco as realizações que teremos este ano!

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Sperber (2022, March 3). Associação Brasileira de Jurimetria: 2022: uma projeção para o próximo ano na ABJ. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2022-03-03-2022-projecao/

BibTeX citation

@misc{sperber20222022:,
  author = {Sperber, Pedro Henrique},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: 2022: uma projeção para o próximo ano na ABJ},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2022-03-03-2022-projecao/},
  year = {2022}
}