FaxinaJud

dados abertos programação

Ferramenta para detecção de inconsistências da nova base de dados do CNJ: DataJud.

Julio Trecenti https://www.linkedin.com/in/jtrecenti/
09-19-2021

A plataforma FaxinaJud, do projeto {inovaCNJ}, foi elaborada para resolver duas dores:

Por isso, construímos um dashboard interativo que, além de mostrar as principais inconsistências e comparar o desempenho dos tribunais, permite o envio de tabelas arrumadas para validação do CNJ.

A ferramenta foi a vencedora do desafio CNJ Inova, primeira hackathon do CNJ para trabalhar com dados do DataJud.

A plataforma mostra inconsistências identificadas através de regras e/ou modelagem estatística. Até o momento, foram implementadas mais de 15 regras, a partir de uma amostra de 100 mil processos, extraída aleatoriamente da base fornecida para este desafio.

Uma parte das inconsistências já tem uma proposta de solução para o problema, sendo necessária apenas a verificação das sugestões. Outra parte das inconsistências necessita de verificação manual, que idealmente deve ser feita pela equipe técnica judiciária dos tribunais de origem.

A plataforma é modular, no sentido de que as inconsistências consideradas podem ser aprimoradas ou, ainda, novas inconsistências podem ser incluídas ao longo do tempo. Dessa forma, é possível fazer um monitoramento contínuo dos problemas da base, tornando-a cada vez melhor.

É possível acessar com duas classes de perfis distintos: técnica judiciária e pesquisadora do CNJ.

Quem se enquadra na classe técnica judiciária pode realizar as atividades a seguir:

Já quem faz pesquisas no CNJ, além das atividades supracitadas, pode visualizar as inconsistências submetidas para decidir se utilizará as sugestões.

As tabelas de sugestões podem ser internamente utilizadas pelo CNJ para produzir a base de dados arrumada dos processos. Dessa forma, todo o sistema judiciário pode contribuir com arrumações dos dados, para que o DataJud se torne cada vez mais completo e correto.

O aplicativo foi construído de forma completamente open source, usando a linguagem de programação R e o pacote {shiny}. A ferramenta já é massivamente utilizada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ (DPJ-CNJ), o que torna o aprendizado e transferência de conhecimento eficientes.

Aba 1: Menu principal

O menu principal contém 4 (quatro) cards e 1 (um) gráfico e 1 (uma) tabela, descritos a seguir.

Para mudar de tribunal: Acesse o menu lateral, no canto superior direito, ao lado do botão de log-out.

Aba 2: Inconsistências

A aba de inconsistências apresenta uma série de caixas, cada uma sobre uma possível inconsistência. É a aba principal do aplicativo, a ser utilizada principalmente pela equipe técnica judiciária.

Aba 3: Verificação das inconsistências submetidas

Essa aba deve ser utilizada por pesquisadores do CNJ para realizar a verificação das informações submetidas pelos tribunais.

A primeira caixa permite o download das bases arrumadas, consolidando todas as correções automáticas e manuais que foram submetidas na plataforma.

A primeira tabela da aba mostra todas as tabelas submetidas. Ao clicar em uma linha, os dados arrumados sugeridos são mostrados na segunda tabela. A base pode ser baixada para inspeção manual e, eventualmente, pode ser usada para fazer uma nova submissão na aba de inconsistências.

As bases validadas ficam em um banco de dados e podem ser utilizadas pelo CNJ para corrigir as inconsistências do DataJud. No final, o CNJ pode disponibilizar tanto a base bruta do DataJud quanto a base arrumada.

Aba 4: Validação de dados

Essa aba pode ser utilizada para verificar as inconsistências de um arquivo .json específico, antes de submetê-lo ao CNJ. Da mesma forma que as abas anteriores, é possível visualizar as inconsistências e suas correções.

Se quiser acessar o código utilizado para criar a ferramenta, entre neste link: https://github.com/abjur/inovaCNJ

Se quiser acessar a ferramenta que está em produção, entre neste link: https://faxinajud.pje.jus.br

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Trecenti (2021, Sept. 19). Associação Brasileira de Jurimetria: FaxinaJud. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2021-09-19-faxinajud/

BibTeX citation

@misc{trecenti2021faxinajud,
  author = {Trecenti, Julio},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: FaxinaJud},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2021-09-19-faxinajud/},
  year = {2021}
}