Facilitando análises sobre a Constituição

Analises Dados

Repositório da ABJ organiza emendas constitucionais para explorar mudanças realizadas ao longo do tempo

Caio Lente https://twitter.com/clente_ , Renata Hirota https://twitter.com/renata_mh
12-17-2020

A Constituição brasileira de 1988 é um documento extenso que, ao longo de sua existência, passou por inúmeras alterações na forma de emendas constitucionais.

Em 2018, em comemoração aos 30 anos do documento, o Nexo publicou uma matéria em que mostra o quanto do texto original da Constituição foi preservado, e o histórico das principais mudanças ao longo do tempo.

Compilação feita pelo Nexo

Compilar o texto e fazer essa análise é um trabalho homérico se feito de forma manual. Felizmente, o Explorador da Constituição facilita tal tarefa, possibilitando análises sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos na nossa Constituição.

O repositório, organizado pela ABJ, facilita a visualização das alterações feitas no documento, indicando as mudanças, os dispositivos e as datas em que foram realizadas. A imagem a seguir ilustra um trecho da Constituição alterado pela Emenda Constitucional 45, de 2004, em comparação com o texto original:

Linha alterada pela EMC 45

Além de poder explorar cada mudança ocorrida ao longo do tempo na nossa Constituição, a ferramenta também permite que análises quantitativas sejam feitas de forma mais simples, ao organizar cada título, capítulo, seção, subseççao, artigo, parágrafo, inciso e alínea de forma compreensível e estruturada em formatos CSV e JSON.

A partir dessa compilação, podemos tentar reproduzir algumas análises da matéria publicada pelo Nexo, como, por exemplo, o número de itens alterados por emenda constitucional.

<!DOCTYPE html> highchart

É importante ressaltar que há diferenças em relação ao gráfico do Nexo pois, como é possível verificar no gráfico, algumas emendas foram agrupadas. Isso acontece porque algumas emendas foram aprovadas no mesmo dia, e o Explorador da Constituição considera os textos disponibilizados no site do Senado Federal, que publica somente os textos compilados após a aplicação de todas as EMCs do dia.

Sobre o repositório

O Explorador da Constituição foi desenvolvido com técnicas de raspagem de dados aplicadas ao site do Senado Federal. O código-fonte utilizado para gerar o Explorador está disponível para que qualquer um possa estudá-lo, sugerir alterações ou mesmo tentar reproduzir os dados estruturados a partir da raspagem.

Todas as instruções sobre como usar o repositório estão na página principal. É possível, mesmo sem conhecimento algum de programação, analisar as alterações relacionadas a cada Emenda Constituicional, mas, para os mais acostumados com análise de dados, também é possível utilizar os arquivos CSV e JSON como insumo.

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Lente & Hirota (2020, Dec. 17). Associação Brasileira de Jurimetria: Facilitando análises sobre a Constituição. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2020-12-17-constituicao/

BibTeX citation

@misc{lente2020facilitando,
  author = {Lente, Caio and Hirota, Renata},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: Facilitando análises sobre a Constituição},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2020-12-17-constituicao/},
  year = {2020}
}