Um ano e meio das varas empresariais de São Paulo: uma iniciativa de sucesso

Analises

Especialização o Poder Judiciário paulista passou a ser vista pela comunidade empresarialista como uma alternativa viável e competitiva para resoluções

Marcelo Guedes Nunes true
09-02-2019

No dia 05 de dezembro de 2017, o Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou na comarca de São Paulo a 1ª e 2ª Varas Empresariais e de Conflitos Relacionados à Arbitragem. A instalação dessas varas no maior centro econômico financeiro do país resultou de um esforço conjunto do Poder Judiciário e de entidades de classe ligadas ao comércio, à industria e à advocacia, que há tempos demandavam a criação de um braço especializado da justiça para as disputas dessa natureza.

O estudo realizado pela Associação Brasileira de Jurimetria e pelo Instituto dos Advogados de São Paulo, que fundamentou o parecer da Corregedoria Geral de Justiça propondo a criação das varas, observou entre 2014 a 2016, excluídas falências e recuperações, a distribuição de aproximadamente 1600 processos por ano de competência empresarial nos foros central e regionais da comarca da capital.

Ajustados por conta da sua viscosidade (jargão jurimétrico para a vagarosidade de tramitação de certas demandas) e do trabalho envolvido, esses processos especializados equivaleriam a até 4.600 processos cíveis comuns, carga que, com razoável folga, justificou a implantação das duas varas empresariais.

Passado um ano e cinco meses da instalação das varas, é possível realizar uma primeira avaliação dos resultados dessa importante iniciativa, em especial no que se refere à qualidade das decisões e ao volume de processos julgados, duas grandezas que estão correlacionadas.

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2018, as duas varas empresariais receberam uma média de 80 distribuições por mês. Já entre março e julho, observou-se um salto para 160 processos por mês. E a partir de agosto até dezembro essa média subiu para 200 processos, com dois meses atingindo picos de mais de 250 distribuições.

Como resultado, o ano de 2018 fechou com um total de 2.079 processos, um aumento surpreendente de 84% na quantidade de disputas distribuídas quando comparado aos três anos anteriores. E o acompanhamento das distribuições dos três primeiros meses de 2019 indicam que esse crescimento continuará e que provavelmente o número de disputas empresariais deste ano será perto do dobro do que observamos em 2018.

O surpreendente crescimento no volume de distribuições é um claro indicativo do sucesso e resulta de um reconhecimento da qualidade das varas empresariais, tanto pelos advogados especializados como pelo mercado.

A capacidade de um órgão judiciário de atrair disputas é chamado em Jurimetria de gravitação jurisdicional. Quanto mais rápida, segura e barata for a jurisdição, maior a quantidade de disputas que ela tende a atrair. Ao redor do mundo, a criação das varas empresariais como política de incentivo à atividade comercial aumentou substancialmente a qualidade dos julgamentos proferidos, o que motivou aumentos na quantidade de processos atraídos por essa jurisdição e impactou até mesmo onde as empresas estabelecem suas sedes.

Se antes muitos empresários desistiam de recorrer ao Poder Judiciário por conta da excessiva demora e da insegurança sobre o resultado dos processos, hoje com a especialização o Poder Judiciário paulista passou a ser vista pela comunidade empresarialista como uma alternativa viável e competitiva para a resolução dessas disputas.

Questões relacionadas a exclusão de sócios, concorrência desleal por violação de marcas e patentes e discussões sobre contrato de franquia estão entre as mais frequentes ao longo de 2018. Se antes parte dessas disputas permaneciam latentes no mercado, permitindo aos maus empresários violar deveres e desfrutar de uma sensação de impunidade, agora elas podem encontrar uma solução rápida, segura e a um custo razoável no Poder Judiciário.

O sucesso da iniciativa é inegável e é reconhecido por todos. O desafio agora é monitorar funcionamento das varas e garantir que a sua experiência seja expandida para o restante do estado, através das recém criadas varas regionais, e que essa rede judiciária empresarial esteja dotada da estrutura material e humana necessária para enfrentar o desafio de trazer segurança para a atividade empresarial paulista.

Reuse

Text and figures are licensed under Creative Commons Attribution CC BY 4.0. The figures that have been reused from other sources don't fall under this license and can be recognized by a note in their caption: "Figure from ...".

Citation

For attribution, please cite this work as

Nunes (2019, Sept. 2). Associação Brasileira de Jurimetria: Um ano e meio das varas empresariais de São Paulo: uma iniciativa de sucesso. Retrieved from https://lab.abj.org.br/posts/2019-09-02-um-ano-e-meio-das-varas-empresariais-de-so-paulo-uma-iniciativa-de-sucesso/

BibTeX citation

@misc{nunes2019um,
  author = {Nunes, Marcelo Guedes},
  title = {Associação Brasileira de Jurimetria: Um ano e meio das varas empresariais de São Paulo: uma iniciativa de sucesso},
  url = {https://lab.abj.org.br/posts/2019-09-02-um-ano-e-meio-das-varas-empresariais-de-so-paulo-uma-iniciativa-de-sucesso/},
  year = {2019}
}